curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Saúde Animal

Gripe aviária: Nove municípios sob investigação no Brasil

Nove municípios brasileiros estão sob investigação por casos suspeitos de gripe aviária, com destaque para três locais em Santa Catarina e o restante no Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins e Pará. As investigações envolvem tanto criações comerciais quanto de subsistência, totalizando 3.971 análises realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária até o momento. Enquanto alguns municípios foram descartados devido à ausência da doença, o ministro Carlos Fávaro destacou a robustez do sistema sanitário nacional, mencionando que levou cerca de 20 anos para que a gripe aviária se estabelecesse no Brasil, após seus primeiros registros globais.

Santa Catarina investiga casos de gripe aviária em aves silvestres e granjas

Santa Catarina está investigando um caso suspeito de gripe aviária em um quero-quero encontrado em Garopaba, no Sul do Estado, além de outro caso em uma granja comercial de Ipumirim, no Oeste. A confirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O Estado também enfrenta outras investigações de gripe aviária em diferentes localidades do Brasil. Medidas de proteção foram intensificadas para preservar a avicultura catarinense, dada sua importância econômica e social. A Cidasc pode anunciar novas regulamentações dependendo da situação, visando garantir a segurança alimentar e atender aos requisitos de importadores.

Gripe aviária gera estado de emergência no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal após a confirmação do vírus da gripe aviária em uma granja em Montenegro. Este decreto, que visa controlar a transmissão da influenza aviária de alta patogenicidade, será aplicado por um período de 60 dias em 12 municípios. Agranjas afetadas terão seus ovos destinados para incubação destruídos, embora não estejam confirmados como contaminados. Além disso, a FAO monitora a situação, destacando que a propagação do vírus pode impactar a saúde pública, mas garante que o consumo de frango e ovos é seguro.

Zoológico no RS fecha após mortes de cisnes por gripe aviária

O Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, fechou por tempo indeterminado após a confirmação de que a morte de 38 cisnes e patos foi causada pela gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). A decisão foi tomada pela Secretaria do Meio Ambiente do estado, que já havia suspenso o acesso ao local devido a mortes suspeitas. Uma análise das amostras está em andamento, enquanto o zoológico afirma que o atendimento interno aos animais continua normalmente. Medidas rigorosas de contenção e manejo são necessárias para evitar a disseminação do vírus, afetando também as exportações avícolas.

Tragédia na casa de Gene Hackman: cão morre de fome e desidratação

Um laudo revelou que a cadela Zinna, de Gene Hackman, morreu de desidratação e fome. Encontrada no banheiro da casa do ator em Santa Fé, Novo México, Zinna não apresentava sinais de doenças infecciosas, traumas ou envenenamento. O exame, realizado após a morte de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa, indicou que o estômago da cadela estava praticamente vazio, sugerindo um longo período sem alimentação. Gene Hackman, conhecido por seus papéis em Hollywood, faleceu em decorrência de complicações relacionadas ao Alzheimer, enquanto sua esposa morreu de síndrome pulmonar rara causada por hantavírus.

UFMG protege animais e transfere quase 30 devido à Stock Car

A UFMG está transferindo quase 30 animais do Hospital Veterinário devido à Stock Car, um evento que ocorrerá próximo ao campus Pampulha. O barulho dos automóveis é a principal razão para essa decisão, visando proteger os animais do estresse e de possíveis acidentes. A mudança, iniciada na segunda-feira (12), envolve 27 animais, incluindo 15 equinos, seis bovinos e seis cães, que serão realojados em fazendas, escolas e hospitais da Grande BH. Apesar da transferência, alguns animais ficarão no campus sob supervisão de uma equipe médica durante os quatro dias do evento.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!